Instituto Urca

Iniciamos nossa jornada com o objetivo de fomentar a consciência socioambiental e promover a interação social por meio das narrativas pessoais. Ao longo do tempo, criamos tecnologias inovadoras que preservam tanto acervos individuais quanto o patrimônio paisagístico, tudo isso ancorado nas memórias emocionais da comunidade local. Estabelecemos uma conexão profunda entre parceiros institucionais e projetos locais, impulsionando assim ações coletivas voltadas para o bem-estar geral da sociedade.

Alexandra Joy Forman, diretor e co-fundador

Apresentação do Instituto Urca

Quem somos

O Instituto Urca, uma OSC (organização da sociedade civil) sem fins lucrativos com base no Rio de Janeiro, Brasil, tem atuado desde 2015 na pesquisa, coleta e preservação de memórias afetivas em prol do bem coletivo. Além disso, promovemos cursos abrangendo memória, empatia, escrita e escuta, contribuindo para o processo de registro dessas memórias.

Nossa missão

Na essência de nossa missão está a valorização do patrimônio histórico e ambiental. Concretizamos isso através das histórias de vida, criando uma conexão com os territórios e estimulando interações sociais. Nossa busca incansável é impulsionar ações que protejam direitos, promovam a sustentabilidade local e conservem o meio ambiente. Tudo isso fundamentado em uma profunda consciência e empatia que nos guiam para a ação.

Nossa visão 

Nossa abordagem reconhece a interdependência de todos os seres no ambiente natural, que moldam identidades através dessas conexões. Compreender esse sistema territorial é crucial para a saúde do local e a singularidade de seus habitantes.

Vemos a Urca como o ponto de partida para explorar a vastidão da Baía de Guanabara. Através do patrimônio imaterial, como memórias afetivas, identificamos oportunidades de parcerias locais para revitalizar espaços públicos, criar redes de multiplicadores e disseminar conteúdo que promova sensibilização e conscientização de residentes, líderes, empresários e influenciadores locais.

Nosso Objetivo Central

Nosso foco primordial é estimular uma transformação local impactante, abarcando cultura, sociedade e meio ambiente, através do resgate das memórias afetivas profundamente enraizadas no território.

Os nossos valores de respeito e comprometimento

  • Respeito que vem de escutar as memórias afetivas ligadas ao território;
  • Respeito da paisagem cultural como patrimônio mundial;
  • Respeito aos saberes e culturas locais;
  • Respeito a construção coletiva e de parcerias locais (juntos somos mais fortes);
  • Comprometimento com a diversidade, igualdade, acessibilidade e inclusão como pilares fundamentais;
  • Comprometimento com a ética e a sustentabilidade;
  • Comprometimento com a riqueza da diversidade, a garantia da autonomia e da liberdade de escolha das populações locais para a construção coletiva futuro e salvaguarda do bem comum.

Skip to content