O projeto Água!nabara começa no território da Urca.
A geografia do belo bairro da Urca, sitio da narrativa “Paisagens Cariocas: entre a montanha e o mar”, inclui a entrada da Baía de Guanabara.
O projeto tem o objetivo de promover a justiça ambiental e de preservar a Baía de Guanabara através de técnicas culturais e de história oral. Trata de sensibilizar, educar e engajar cidadãos que vivem na Baía de Guanabara inclusive que trabalham nas suas águas e nos seus afluentes, tendo por base as histórias de vidas e as memórias afetivas locais. Visa envolvê-los em ações participativas de conscientização e de revitalização ambiental e econômica da Baía, nas comunidades do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Magé, São Gonçalo e Niterói.
Água!nabara: Território Urca é uma realização do Instituto Urca através da Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.
O projeto consta com a realização de produtos: um seminário, um site de internet – relativos ao território da Urca – e um acervo digital, Memórias Afetivas pela Baía de Guanabara, com o registro sonoro, videográfico e fotográfico do patrimônio material e imaterial deste território. Esse material será permanentemente disponibilizado, possibilitando o acesso aberto e conectado ao conteúdo. Resumidamente, o projeto Água!nabara busca consolidar a tecnologia sociocultural “Co-memore: Memória Afetiva Local”, cuja tese é de que a energia da memória individual e do afeto dos agentes sociais pelos seus lugares será o combustível que transformará positivamente a realidade socioambiental dos territórios no entorno da Baía de Guanabara.
Brincando um pouco com a escrita de Raquel de Queiroz, entendemos o território como uma área geográfica delineada rodeada de possibilidades!