Equipe do projeto

Recebemos patrocínio da Companhia de Navegação Norsul e apoio do II Congresso Internacional nas Humanidades Digitais do qual o Instituto Urca era co-organizador. É um projeto colaborativo. Temos a parceria de muitas pessoas — 115 que nós contaram suas histórias, 25 entrevistadores voluntários, 12 na equipe Água!nabara e mais organizações e instituições, como o LABOGAD (Laboratório de Gestão e Preservação de Acervos Digitais), a UNIRIO, o Istituto Europeo di Design (IED-Rio), o Instituto Rumo ao Mar (RUMAR), o Baía Viva, o Instituto Mar Urbano e o Instituto EcoFlora.

Nome: Alexandra Forman

Função: Coordenação geral

Co-fundadora, é pesquisadora e escritora especializada em histórias pessoais, graduada em literatura comparada e estudos brasileiros pela Brown University e mestre em fotografia pela Yale School of Art (EUA). É autora de Tall, Slim & Erect: Portraits of the Presidents (Les Figues Press, 2012), uma biografia de ficção conceitual, e redigiu diversos artigos sobre a arte de escrever memórias para a Associação de Personal Historians (EUA). Em 2017 fundou o Urca Institute, instituição da qual é presidente. Alexandra vive no Rio de Janeiro desde 2008.

Octavio di Leo, argentino radicado no Brasil desde 2012, co-fundador do Urca Institute, é doutor em Literatura pela Yale University (EUA) e Mestre em Literatura Latino-Americana pela mesma universidade. Dirigiu o Institute for the International Education of Students (IES Abroad) em Roma, Barcelona e no Rio de Janeiro. Dirigiu e produziu os documentários longa-metragem Stolica (2013), e a curta Travessia (2015) e Jogo Bonito (2017).

Jair Martins de Miranda

jairmm@unirio.br

jairmm@gmail.com

Graduado em Arquivologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO (1983), tem especialização em Análise de Sistemas (1984) e Planejamento e Gestão de Arquivos (1985), é mestre em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1995), doutor em Ciência da Informação pelo Convênio UFRJ/IBICT (2015) e com estágio pós-doutoral na University College London – UCL(2017) e na King’s College London – KLC (2018). Atualmente é professor associado do Departamento de Arquivologia do Centro de Ciências Humanas e Sociais da UNIRIO, Coordenador do Laboratório de Preservação e Gestão de Acervos Digitais – LABOGAD e presidente do CRIAR – Centro de Referência e Informação em Artes, Entretenimento e Cultura Brasileira e da Associação Brasileira de Humanidades Digitais e vice presidente do Instituto Urca. Coordena os projetos “Linked Open Archives (LOA)”, “Samba Global”, “Memorável Samba”, os eventos “Encontro Internacional de Samba e Carnaval” e “Congresso Nacional do Samba”. Foi idealizador e coordenador pelo LABOGAD do I, II e III Congresso Internacional em Humanidades Digitais no Brasil.  

Rodrigo Veloso, diretor de projetos e comunicação, ativista pelos direitos humanos, estudou relações internacionais e filosofia, trabalhou com comunicação digital, na organização da marcha da maconha no Rio, atualmente é coordenador da frente LGBT no estado do RJ e colunista eventual em portais da internet, como o Jornalistas Livres e o Diários do Centro do Mundo, onde escreve sobre temas relativos à justiça social. Carioca do subúrbio, filho de pai judeu e mãe católica, tem dois irmãos e da aulas de surfe, aos domingos, para adolescentes em situação de acolhimento. É vizinho de porta da Alexandra.

Nome: Juan Pablo Culasso Alonso

Função: Produção sonora

Juan Pablo Culasso gravador de som ambiental e sound designer, é especialista em registro de aves. Cego de nascença, nos ensina a enxergar 360°. Uruguaio que já morou 12 anos no brasil, foi o vencedor do Super Cérebros, um programa latino-americano emitido pela Natgeo, onde ele ganhou 45.000 dólares identificando o som de 15 aves. Ficou conhecido em 1994 depois de fazer uma publicidade para a Fundação Braille com sua célebre frase “Vai, vai, disse a tartaruga . . .”

Amanda Heloisa Souza Custódio – amanda.hsc@hotmail.com

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Memória e Acervos da Fundação Casa de Rui Barbosa. Possui especialização em Ensino de História pelo Colégio Pedro II (2017) e graduação em Licenciatura em História pela Universidade Castelo Branco (2015). Atualmente é mediadora de História do Pré-Vestibular Social da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ e presta serviços como pesquisadora e de coordenação editorial no Instituto Urca. 

Nome: Dario De Dominicis

Função: Produção audiovisual

Fotógrafo, com trabalhos publicados em vários jornais e revistas, como: Espresso, Newsweek, Sunday Time, El País, Der Spiegel e Le Monde. Em 1999, realizou investigação fotográfica sobre a vida dos seminaristas em Roma, publicada pelo Vicariato de Roma, durante o Jubileu do ano 2000. De 1994 a 2009, documentou as transformação em Cuba, lançando em 2004 o livro “Uma História Cubana”. Desde 2013 ministra oficinas de fotografia documental no Festival de Fotografia Paraty em Foco.

Nome: Liris Ramos de Souza

Função: Transcrição

Formada pela FAAP – Fundação Armando Alvares Penteado (São Paulo), atualmente Liris trabalha na área de transcrições do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC), da Fundação Getúlio Vargas/RJ. Transcriptionist do CPDOC.

Cristiana Giustino, gerenciamento financeiro-administrativo para o Lei Rouanet, atua na fase de desenvolvimento de projetos–á desenvolveu e colaborou à realização de mais de 60 iniciativas culturais e institucionais no Brasil e no exterior–, também trabalha nas fases de produção (gerenciamento financeiro-administrativo e assistência à produção) e pós-produção (avaliações e relatórios). Para empresas patrocinadoras, oferece consultoria em utilização de leis de incentivo e formulação de editais de cultura..

Andre Sachs, compositor produtor de som.

Skip to content