Equipe do projeto

Recebemos patrocínio da Companhia de Navegação Norsul e apoio do II Congresso Internacional nas Humanidades Digitais (do qual o Instituto Urca foi co-organizador), e a parceria do LABOGAD (Laboratório de Gestão e Preservação de Acervos Digitais) da UNIRIO, Istituto Europeo di Design (IED-Rio), Instituto Rumo ao Mar (RUMAR), Baía Viva, Instituto Mar Urbano e Instituto EcoFlora.

Nome: Alexandra Forman

Função: Coordenação geral

Minicurrículo:

Pesquisadora e escritora especializada em histórias pessoais, graduada em literatura comparada e estudos brasileiros pela Brown University e mestre em fotografia pela Yale School of Art (EUA). Em 2017 fundou o Urca Institute, com o objetivo de ampliar a aplicação de metodologia visando a preservação e salvaguarda dos patrimônios material, imaterial e paisagístico dos territórios no entorno da Baía de Guanabara.

Nome: Juan Pablo Culasso

Função: Produção sonora

Minicurrículo:

Juan Pablo Culasso é deficiente visual de nascença. Desde cedo sempre teve contato com as aves. Aprecia-as de maneiras não tão comuns. Não enxergar as aves com os olhos não significa que não as conheça: as enxerga de forma diferente, por meio de suas vozes. Ele vem se realizando com as aves desde 2003, quando o ornitólogo Santiago Claramunt o convidou para gravar caboclinho-de-barriga-vermelha, o qual desde 2005 se encontra armazenado na Fonoteca Neotropical Jacques Vielliard (FNJV), antigo Arquivo Sonoro Neotropical (ASN) da UNICAMP. Após essa experiência em gravações na natureza, começou a publicar também gravações em estéreo (soundscapes). Ele trabalhou para National Geographic na Antártida, na Colômbia e no Brasil.

Nome: Dario De Dominicis

Função: Produção audiovisual

Minicurrículo:

Fotógrafo, com trabalhos publicados em vários jornais e revistas, como: Espresso, Newsweek, Sunday Time, El País, Der Spiegel e Le Monde. Em 1999, realizou investigação fotográfica sobre a vida dos seminaristas em Roma, publicada pelo Vicariato de Roma, durante o Jubileu do ano 2000. De 1994 a 2009, documentou as transformação em Cuba, lançando em 2004 o livro “Uma História Cubana”. Desde 2013 ministra oficinas de fotografia documental no Festival de Fotografia Paraty em Foco.

Nome: Liris Ramos de Souza

Função: Transcrição

Minicurrículo:

Formada pela FAAP – Fundação Armando Alvares Penteado (São Paulo), atualmente Liris trabalha na área de transcrições do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC), da Fundação Getúlio Vargas/RJ.