Instituto Urca

Começamos com a promoção de conciencia socio ambiental e o desejo de estimular a interação social a partir das histórias de vida. Desenvolvemos tecnologias socioculturais de preservação de acervos pessoais e do patrimônio paisagista através das memórias afetivas locais.Costuramos uma relação afetiva entre parceiros institucionais e iniciativas locais para possibilitar ações coletivas de mobilização social para o bem comum.
Alexandra Joy Forman, diretor e co-fundador

Ouvir a agência dos cidadãos na nossa cidade nos mobiliza a relação de afeto (de afetar-se) com a cidade. – Octavio di Leo, co-fundador

Quem somos

Instituto Urca é uma organização sem fins lucrativos sediada no Rio de Janeiro, Brasil. Desde 2015 pesquisando, ouvindo e gravando memórias afetivas do território para o bem comum. E oferecendo cursos de memória, empatia, escrita e escuta no processo de captar as memórias.

Nossa missão

Valorizar o patrimônio histórico e ambiental através das histórias de vida para conectá-las aos territórios para fins de interação social, promovendo ações que visam a garantia de direitos, a sustentabilidade local e a conservação ambiental.

Buscar a consciência e a empatia que nós levam a ação.

Nossa visão 

Somos um projeto que adere à ideia de que todos os seres, humanos ou não, são componentes relacionados e interligados no território natural e geográfica onde desenvolvemos identidades que exprimem a sua relação. É essencial compreender o sistema do território e todos os seus componentes integralmente para conhecer o lugar e entender a identidade individual dos seus habitantes.

Pensamos na Urca como o ponto de partida para a exploração do território Baía de Guanabara.

A partir do patrimônio imaterial–a memória afetiva–buscamos costurar parcerias locais para colaborar na revitalização dos nossos espaços públicos, na articulação de redes de multiplicadores, na organização de acervos e difusão de conteúdos para conscientização.

O nosso objetivo geral é estimular uma ação local transformadora, da cultura, da sociedade e do meio ambiente, a partir do resgate das memórias afetivas do território.

Os nossos valores

  • Respeito que vem de escutar as memórias afetivas ligadas ao território;
  • Respeito da paisagem cultural como patrimônio mundial;
  • Respeito aos saberes e culturas locais;
  • Respeito a construção coletiva e de parcerias locais (juntos somos mais fortes);
  • Comprometimento com a diversidade, igualdade, acessibilidade e inclusão como pilares fundamentais;
  • Comprometimento com a ética e a sustentabilidade;
  • Comprometimento com a riqueza da diversidade, a garantia da autonomia e da liberdade de escolha das populações locais para a construção coletiva futuro e salvaguarda do bem comum.

O efeito que desejamos é a sensibilização de moradores, lideranças, empresários e influenciadores locais através de ações colaborativas de preservação da memória individual e conservação do meio ambiente local.

Para saber mais sobre a nossa equipe: Pessoas _ Instituto Urca