Coleção Água!nabara – Território Urca

no acervo digital Memórias Afetivas da Baía de Guanabara

Uma realização do Instituto Urca, através da Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

As primeiras histórias de vida listadas abaixo estão totalmente abertas ao público para audição. Se você deseja descobrir mais, basta se cadastrar informando seu nome e e-mail no acervo digital >> Memórias afetivas da Baía de Guanabara

SOBRE ESSA COLEÇÃO

As NARRAÇÕES

As soluções que buscamos para o nosso território existem pela empatia da escuta. Se encontram na troca de sabedoria do cotidiano. Nossa profunda consciência e apreciação vem pela escuta.

Nossa metodologia para ouvir as histórias de vidas, para captar e compartilhar esse conhecimento, toca nas áreas da cultura, ciência, história, memória e identidade para tornar a prática de autoria coletiva e colaborativa, uma grande força mobilizadora.

As conversas são naturais e mutuas e surgem dos espaços comuns. Elas contam histórias de jogadores de Futebol de 5, os jovens campeões dos Paralímpicos 2016 (alunos do Instituto Benjamin Constant); de uma bióloga especialista em afloramentos de Inselbergs, como o Pão de Açucar e uma bióloga-marinha que saiu de Bangú e foi trabalhar na NASA (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço nos Estados Unidos), para voltar ao seu interesse de ser professora e praticante de ciência cidadão na Baía de Guanabara; de diretoras de escolas e museus e ONGs (como a NAU, a Escola Municipal Minas Gerais, o IED-Rio, o Museu das ciências da terra, o Museu da Fortaleza, o AquaRio, o Acervo Ricardo Cravo Albin, o ROMAR, o IMA, o Baía Viva, o Ecoflora…); dos fundadores de Associações de Moradores (AMOUR e AMOVILA).

Ou seja, são múltiplos pontos de vista. Em comum tenham uma conexão com a Baía de Guanabara. Em conjunto criam um retrato do território urbano, que inclui um respeito e um cuidado muito grande com a natureza.

As pessoas que ofereceram suas histórias para essa coleção também foram convidadas a fazer indicações de outras pessoas para ouvirmos, e quando possível, entraram como entrevistadores voluntários. A forma como prosseguimos em busca das histórias foi através das indicações dos próprios narradores. Se você gostaria de contribuir a sua história ou indicar alguém, entre em contato conosco: contato@aguanabara.org

TERMOS DE USO

Toda história oral se baseia nas memórias, visões e opiniões do narrador. Devido à natureza pessoal da história oral, os ouvintes podem achar que alguns pontos de vista registrados, ou mesmo a linguagem dos participantes, são censuráveis. Em consonância com sua missão de preservação e acesso irrestrito sempre que possível, o Instituto apresenta essas visões da maneira que foram registradas. A pessoa não se resume às suas opiniões políticas, mas é também um produto do seu tempo, assim tentamos ser ouvintes neutros para ouvir a complexidade da vida naquele momento.

A gravação de áudio deve ser considerada a fonte principal de cada entrevista. Quando fornecidas, as transcrições criadas pelo Instituto ou terceirizadas servem como guia para a entrevista. Tentamos criar cópias quase verbais da entrevista gravada, e como tal podem conter falsos começos naturais, tropeços verbais, falas erradas e repetições que são comuns na conversa. A decisão por sua inclusão foi tomada porque o Instituto procura a “música” da fala e dá primazia à voz audível, e também porque alguns pesquisadores encontram informações úteis nesses padrões verbais.

Se esses padrões verbais não forem compatíveis com seu trabalho acadêmico, ao citar este material os pesquisadores são encorajados a corrigirem a gramática e fazerem outras modificações, mantendo o sabor da fala do narrador enquanto edita o material para os padrões de impressão.

CITAÇOES

Todas as citações devem ser atribuídas ao Instituto Urca – Água!nabara.

[Sobrenome, Primeiro Nome], Entrevista de história oral conduzida pelo [Sobrenome do Entrevistador],
[Mês DD, YYYY], [Título de Coleção], [#]; Instituto Urca – Água!nabara.


Essas entrevistas são disponibilizadas apenas para fins de pesquisa e estas pesquisas devem ser compartilhadas com o Instituto. Para obter mais informações sobre outros tipos de uso e permissões, consulte a política de direitos e reproduções entrando em contato com o Instituto Urca – Água!nabara: contato@aguanabara.org.

Se cadastre no acervo digital Memórias afetivas da Baía de Guanabara

Skip to content