PESSOAS DO INSTITUTO

DIRETORES

Alexandra Joy Forman

Co-fundadora, Diretor-presidente 

Formada em Literatura Comparada e em Estudos Afro-Luso-Brasileiros pela Brown University (1986-1990), com Mestrado em Fotografia pela Yale School of Art (EUA, 1995-1997). É autora do livro “Tall, Slim & Erect: Portraits of the Presidents” (Les Figues Press, 2012; punctum books 2023) e tradutora literária do “Fluxo Floema” da Hilda Hilst (Nightboat Books, 2018) e “Saga of Brutes” de Ana Paula Maia (Dalkey Archive Press, 2017), entre outros. Atua nas áreas de Personal History, história oral, literatura, memórias afetivas e arquivos pessoais. Em 2017, co-fundou o Instituto Urca, com o objetivo de registrar e divulgar histórias de vida para promover ações que visam a garantia de direitos, a sustentabilidade local e a conservação de patrimônios materiais, imateriais, paisagísticos e ambientais. Ela é coordenadora do projeto Água!nabara desde 2017. 

CV http://lattes.cnpq.br/3207343361979441

Leona Shluger Forman

Diretora-gerente

Graduada em Jornalismo pela Columbia University (EUA), trabalhou 20 anos no Departamento de Informação Pública da ONU, em Nova Iorque. Fundou e foi presidente da BrazilFoundation, organização da sociedade civil de interesse público que tem como objetivo contribuir para a transformação da realidade social no Brasil. Em 2009, recebeu o título de cidadã honorária do Rio de Janeiro em reconhecimento ao trabalho social desenvolvido na cidade e no país. 

Rodrigo Luis Veloso de Carvalho

Diretor de desenvolvimento

É especialista em comunicação e mobilização de campanhas. Mestre em sociologia (UFF), bacharel em relações internacionais (IBMEC) e direito (Estácio). Trabalhou com assessoria de imprensa; gestão em comunicação; e pesquisa em GIRA – Gestão da Igualdade Racial – Núcleo de pesquisadores da UFF, para levantar dados, sistematizar informações e fornecer métricas e metodologias de verificação e controle sobre a qualidade da aplicação de leis afirmativas no município de Niterói. Desde 2021, trabalha como voluntário na gestão de comunicação do Instituto Urca com preparação para editais; confecção de relatórios; informes; realização de entrevistas; comunicação externa e apresentação dos produtos.

Ex diretores

Octavio Damian di Leo

Co-fundador

Ex diretor-gerente do Instituto Urca de 2016-2019.

É historiadora oral com doutorado em literaturas comparadas pela Universidade de Yale. Trabalhou como apresentador de notícias para a Deutsche Welle TV, em Berlim, e como tradutor literário e jornalista em Barcelona. Ministrou cursos nos Estados Unidos, Alemanha, Espanha, Argentina e Brasil. Foi diretor do International Education of Students (IES Abroad) no Rio de Janeiro e em Roma de 2006 a 2016. É roteirista e produtor dos filmes “Stolica” (2013), “Travessia” (2015) e “Medalha de Ouro” (em produção) e dos documentários em áudio “The Crow and the Pidgeon” (2011) e “I am Roma, what can I do?” 

Jair Martins de Miranda

Ex-diretor-gerente (2019-2022)

É professor associado do Departamento de Arquivologia do Centro de Ciências Humanas e Sociais da UNIRIO, Coordenador do Laboratório de Preservação e Gestão de Acervos Digitais ( LABOGAD) e presidente da Associação Brasileira de Humanidades Digitais (ABHD). É graduado em Arquivologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO (1983), com especialização em Análise de Sistemas (1984) e Planejamento e Gestão de Arquivos (1985). Mestre em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1995), Doutor em Ciência da Informação pelo Convênio UFRJ/IBICT (2015) com estágio pós-doutoral na University College London – UCL(2017) e na King’s College London – KLC (2018) e Universidade Federal Fluminense (2017-2019). Coordena os projetos “Linked Open Archives”, “Samba Global”, “Memorável Samba”, os eventos “Encontro Internacional de Samba e Carnaval” e “Congresso Nacional do Samba”. Foi idealizador e coordenador, pelo LABOGAD, das edições do Congresso Internacional em Humanidades Digitais: HDRio2018, HDRio20/21 e HDRio2023.

CV: http://lattes.cnpq.br/5497274204481324

CONSELHO FINANCEIRO

(2023: para o exercício de 30/4/2023 a 21/6/2025)

Cintia Zatz

Rodrigo Luis Veloso de Carvalho

Jonathas Queiroz

(2021: para o exercício de 22/6/2021 a 21/6/2025)

Cintia Zatz

Rosangela Cristina Gonçalves

Rodrigo Luis Veloso de Carvalho

(2017)

Cintia Zatz

Frederico José Dutra Freitas

Simone Rodrigues Silva

VOLUNTÁRIOS

Denise Rivera Tenenbaum, Desde 1984 faz estudos sobre a biodiversidade do fitoplâncton da Baía da Guanabara, Brasil, com base em 57 publicações relativas a amostras coletadas no período entre 1913 e 2004. Departamento de Biologia Marinha, Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ

Rodrigo Luis Veloso de Carvalho

(Veja bio acima)

Moema Quintanilla

Lucia Bellicanti

Gabriela Devaud

CONSELHO CONSULTIVO (2018)

Leona Forman 

Graduada em Jornalismo pela Columbia University (EUA), trabalhou 20 anos no Departamento de Informação Pública da ONU, em Nova Iorque. Fundou e foi presidente da BrazilFoundation, organização da sociedade civil de interesse público que tem como objetivo contribuir para a transformação da realidade social no Brasil, nas áreas de Educação, Saúde, Direitos Humanos, Cidadania e Cultura. Em 2009, recebeu o título de cidadã honorária do Rio de Janeiro em reconhecimento ao trabalho social desenvolvido na cidade e no país. Em 2000, ela sugeriu que a Assembleia do Milênio fosse uma oportunidade para que os chefes de Estado dedicassem os seus países à questão do direito internacional por definir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. 

André Vallias de Oliveira Lima

É um poeta visual, designer gráfico, produtor de mídia interativa e tradutor brasileiro. É formado na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e, nos anos 1980, começou seu trabalho com poesia visual, tendo como orientadores Augusto de Campos e Omar Guedes. Poeta e designer gráfico. Autor de “Bertolt Brecht: Poesia” e “Heine, hein?” (Perspectiva); “TOTEM” (Cultura e Barbárie) e “ORATORIO” (Azougue) www.andrevallias.com

Vera Saboya  

Graduada em filosofia pela PUC-Rio, com larga experiência em administração, comércio, planejamento estratégico e análise na área da cultura. Na política pública, durante 6 anos foi superintendente da leitura e do conhecimento, a frente do desenvolvimento conceitual e implementação do programa de leitura e bibliotecas do Estado do Rio de Janeiro. Utilizando sua bagagem técnica e experiência com diversos públicos, é capaz de concretizar visões de futuro em projetos de educação tão ousados como os das bibliotecas parques. Fluente em todos os aspectos relevantes à estruturação, planejamento e desenvolvimento de novos projetos, dirige equipes de profissionais, criando métodos produtivos de trabalho e mantendo excelente relacionamento com todos os colaboradores. Ela é capaz de criar marcas e serviços com valor reconhecido dentro e fora do país.

Sandro Laina   

Esportista paraolímpico, dirigente esportivo e analista de sistemas. Foi capitão da seleção brasileira de futebol de 5 e do CEIBC, time do Instituto Benjamin Constant, o primeiro instituto de cegos nas Américas. Com a seleção do Brasil conquistou duas medalhas de ouro, nos Jogos Paraolímpicos de Atenas (2004) e Beijing (2008). Entre 2008 e 2016 foi presidente da Confederação Brasileira de Desportes para Deficientes Visuais (CBDV), que coincidiu com os Jogos de Rio 2016. Ainda pela CBDV, teve a possibilidade de conduzir uma gestão voltada para o atleta e para a legalidade, premiada com a menção no Relatório do TCU como a única organização sem apontamentos relevantes. Também trabalha como analista de sistemas, voltado à acessibilidade e usabilidade de aplicações. Como palestrante, compartilha as suas experiências e desafios, sucessos e derrotas, tanto no esporte de alto rendimento quanto na gestão de órgãos públicos.

José Luiz Corrêa

Originário do Rio Grande do Norte, estudou na Escola Naval e foi subchefe de Inteligência no Ministério da Defesa. Em 2012, a cargo do Corpo de Fuzileiros Navais na Ilha das Flores, São Gonçalo, co-fundou o Centro de Memória da Imigração, onde funcionou a primeira hospedaria de imigrantes do Brasil (1879-1966). A Ilha das Flores é um espaço rico em experiências de configurações sociais e de memórias pouco conhecidas. A experiência da imigração é a que teve maior duração. O Centro de Memória da Imigração foi criado para disponibilizar materiais de memória e um conjunto de reflexões sobre a história da imigração no Brasil.  Atualmente, já Contra-Almirante da Reserva da Marinha do Brasil, ele se dedica à prática e ao ensino da tradução literária. 

(2021)

João Pedro Portinari Leão

Autor do livro “João Tubarão”, velejador, empresário de formas de energia sustentáveis e fazendeiro de pérolas. Sobrevivente de um ataque de tubarão-branco em 1997, em Búzios, o sobrinho-neto do artista plástico e do neurofisiologista, João Pedro Portinari Leão já comandava um barco sozinho aos 8 anos de idade na Baía de Guanabara, tendo como referência a família de sua mãe que praticava caça submarina, e a de seu pai que era apaixonada por pesca.

Mayra Jucá

Consultora, pesquisadora e produtora transmídia, jornalista, produtora audiovisual e de webdocs, fundadora da cria media lab. É doutoranda em história, política e bens culturais (CPDOC-FGV) e professora da pós-graduação em documentários da FGV. Integra o coletivo bug 404 e o Laboratório de estudos da cultura visual do CPDOC-FGV.

Amy Starecheski 

É uma antropóloga cultural e historiadora oral cuja investigação se centra na utilização da história oral em movimentos sociais e na política da história, do valor e da propriedade nas cidades. É Diretora do Programa de Mestrado em História Oral da Universidade de Columbia, Co-Directora do Projecto de História Oral, Narrativa e Memória Covid-19 de Nova Iorque e Vice-Presidente da Associação de História Oral. É co-autora do Guia Curricular de História Oral “Telling Lives” e autora de “Ours to Lose: When Squatters Became Homeowners in New York City”, publicado em 2016 pela University of Chicago Press. É a fundadora do Projecto de História Oral Mott Haven, financiado pela INCITE e pelo Bronx Council on the Arts, que documenta, activa e amplia, em colaboração, as histórias do seu bairro de longa data, tal como contam as pessoas que lá vivem. Starecheski foi membro do Grupo de Trabalho Principal para Groundswell: História Oral para a Mudança Social de 2011-2018, onde facilitou a Rede de Apoio ao Praticante. Recebeu um doutoramento em antropologia cultural do Centro de Pós-Graduação CUNY, onde foi Bolseira de Humanidades Públicas.

André Ilha 

Ambientalista há décadas, fundador do Grupo Ação Ecológica (GAE). Foi Presidente do Instituto Estadual de Floresta (IEF-RJ) por três vezes, ex-Superintendente de Biodiversidade da Secretaria de Estado do Ambiente do RJ e ex-Diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do INEA (RJ). Montanhista e guia amador de escalada há mais de 40 anos. É autor de 830 vias de escalada no Brasil, incluindo 5 no Pão de Açúcar. Autor da autobiografia “Por um triz” e de três guias de escalada, além de dezenas de artigos sobre escaladas para revistas no Brasil e no exterior e para sítios da internet.

Giuliano Obici 

É artista-pesquisador sonoro com formação em artes, comunicação e psicologia. Professor adjunto do Departamento Artes Universidade Federal Fluminense, UFF. Tem apresentado e desenvolvido projetos em festivais, galerias, museus, residências artísticas e universidades, entre eles o festival de Arte Sonora Tsonami (Valparaíso), Imatronic (Karlsruhe), Relevante Musik (Berlim), Novas Frequências (Rio de Janeiro), Monteaudio (Montevideo), 319 Scholes (Nova York), Wien Modern (Viena), London University of the Arts, Next Generation (Karlshue), Norwegian Academy of Music, Univesität der Kunst e Technische Universität em Berlim, Gotland School of Composition (Visby), Ultima Academy (Oslo) entre outros. Escreveu o livro “Condição da Escuta: mídias e territórios sonoros” e artigos diversos. Forma o duo de música experimental Ene menos Um com Alexandre Fenerich. 

Ilana Strozenberg 

Doutora em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da UFRJ e especializada em Antropologia Social pelo Museu Nacional. Professora e pesquisadora  da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Coordenadora do Pós Doutorado em Estudos Culturais do Programa Avançado de Estudos Contemporâneos, (PACC)/Letras/UFR. Diretora executiva do Instituto215 (Associação Cultural de Estudos Contemporâneos), organização da sociedade civil voltada para a democratização do conhecimento e redução das desigualdades no contexto urbano.

Paulo Canedo 

Engenheiro civil e especialista em hidrologia, agraciado com cinco prêmios acadêmicos e pela UNESCO com uma Cátedra para América Latina e Caribe, sob o nome de “UNESCO Chair for Urban Drainage in Regions of Coastal Lowlands”. Publicou quatro livros e 58 artigos científicos. Por mais de 40 anos lecionou e orientou jovens engenheiros nas disciplinas relacionadas aos recursos hídricos.Ocupou cargos de chefia de Laboratório, chefia de Departamento e na direção da Coppe. Ao final de 1989 fundou o Laboratório de Hidrologia da Coppe, onde foram desenvolvidos centenas de projetos de engenharia. Fora do mundo acadêmico, ocupou direção na SERLA-RJ e na Secretaria de Desenvolvimento da Baixada Fluminense.

Pedro Rivera

Arquiteto e urbanista, graduou-se em 1997 na FAU UFRJ e tem mestrado em urbanismo no PROURB UFRJ. Atualmente é professor visitante na GSAPP Columbia University e, de 2011 a 2018, foi diretor do Studio-X Rio, iniciativa da mesma instituição. Participou de exposições no MoMA (NY, 2014), MAK (Vienna, 2015), Carnegie Museum of Arts (Pittsburgh, 2016), Het Nieuwe Instituut (Rotterdam, 2017) e MAM São Paulo (2017); além das bienais de arquitetura de Hong Kong-Shenzhen (2013), Chicago (2015), Veneza (2016) e São Paulo (2017). Entre seus principais projetos estão a Sede do Campo Olímpico de Golfe Rio 2016, a galeria de arte Carpintaria, a Casa do Jongo da Serrinha e a reconversão de uma fábrica como sede da Bienal de Hong-Kong / Shenzen.

Domingos Sávio Teixeira

Diretor Presidente Instituto EcoFlora de atividades ambientais e do Projeto Pão de Açúcar Verde.

Ambientalista, Diploma Honra ao Mérito “Parceiro Ambiental” (Prefeitura do Rio – 2012), Moção de Aplauso (Câmara Municipal do Rio de Janeiro – 2019), Mosquetão de Ouro “Montanhismo e Ação Local” (FEMERJ – 2018). Funcionário aposentado do Banco do Brasil.

Skip to content