Participação

Uma semente bem plantada tende a brotar. Houve uma vez uma semente chamada Projeto Àgua!nabara, que atuou no território da Urca, no Rio de Janeiro. Em comunhão com seus moradores, realizou ações como resgate de memórias afetivas, reflorestamento de área do entorno, limpeza das praias e muretas.

Tornar os moradores do território personagens centrais das ações de um projeto é a melhor forma de engajá-los não apenas no projeto,  mas na relação com seu próprio território. E esse engajamento é o que dá a partida no motor transformador de uma comunidade. A partir dessa semente, o Urca Institute , agora, propõe ampliar essa experiência para mais populações  no entorno da Baía de Guanabara.

O projeto aqui proposto visa criar participação ativa, acesso à informação e conhecimento recolhido num acervo eletrônico aberto a todos os interessados nas ações de organizações da sociedade civil, das academias às entidades culturais.  Engajar para transformar e ter na Baía de Guanabara uma âncora para a prosperidade de sua comunidade ribeirinha é nosso objetivo. 

Skip to content