Saber: Fazer e saber
Sávio nasceu numa familia de agropecuaristas em Mato Grosso rural, se mudou para Rondônia mas não se enquadrou nessa area. No Rio de Janeiro buscou a natureza e encontrou tudo aqui, mato, rio, mar, e metropole.
Roberta conte como ela chegou a ter o emprego dos sonhos como o 1o gerente ambiental do Bondinho na Urca.
Nathalia compartilha da memória do palácio do Museu de Ciencias da Terra para aproxima-la a comunidade. E como o museu é um liga entre as varias instituições do bairro. São 20 milhões de fósseis! Trabalham com dinosauros brasileiros!
Diretor do AquaRio fala de como foi criar um aquário dentro da Baía de Guanabara com uma filosofia de respeito aos animais.
Marcelo é biologo e gestor do Monumento Natural dos morros de Pão de Açucar e da Urca, do Parque Natural Municipal de Paisagem Carioca e o Mosaico Carioca de Areas Protegidas mas a area de especialidade dele na entomologia são insetos aquaticos.
Luísa é poeta do Inselberg. Ela fala do solitude a ser biologa a fazer levantamento de plantas com fruta e floridos. Mas não é solitário porque está com as plantas. A história dela é emocionante.
Juan Pablo é um gravador de sons de pássaros, um soundscape ecologist, que estuda como o meio ambiente é saudável a base dos sons do lugar. Ele explica.
Lembranças da infância, das praias, de sol e muito mais. Moema veio morar na Urca e foi professora de arte na NAU (núcleo de artes da Urca)
Priscila encoraje jovens brasileiros a seguirem os sonhos e ideais para se tornarem cientistas.
Aqui Priscila pergunta como fazer a despoluição da Baía de Guanabara? Como os cientistas podem dialogar com as empresas. Ela apresenta umas ideias sobre a falta de dialogo entre setores na sociedade e o que pode ser feito.
Bióloga marina originalmente de Bangú que se tornou cientista da NASA. Priscila fala de como os pescadores tem conhecimento para ensinar para os cientistas sobre o litoral do Brasil.
Falando de educação ambiental nas escolas como area de suma importância para gerações futuros. Ele recorda 54 anos atrás travessias pela Baía de Guanabara.